segunda-feira, 16 de abril de 2012

A história da CHAMA OLÍMPICA


Acendendo a Chama Olímpica em Olimpia, na Grécia
Na Grécia antiga as tochas serviam para conduzir a chama do fogo sagrado de um altar para outro. Sendo o fogo considerado purificador, a Chama Olímpica, a Corrida e a Transmissão da Tocha foram elementos culturais muito importantes nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados na Grécia.



Os mensageiros percorriam toda a Grécia com a tocha na mão, anunciando os Jogos e  o período de trégua sagrada.

Durante os Jogos, a chama sagrada queimava continuamente no altar da deusa Hera.


Pira e Chama Olímpica, Londres, 1948
Nos Jogos Olímpicos Modernos segue-se o mesmo ritual do acendimento da Chama Olímpica, com uma cerimónia tradicional, muito meticulosa, nas ruínas onde se realizavam os antigos Jogos. Depois de um pequeno percurso na Grécia, a Chama é entregue ao país anfitrião numa cerimónia no Estádio Olímpico Panathenaiko, em Atenas.
Representando a paz, a união e a amizade, a Chama Olímpica percorre o país, sendo transmitida de uma pessoa para a outra e o seu percurso termina quando o último portador acende a Pira Olímpica dentro do Estádio, durante a Cerimonia de Abertura dos Jogos Olímpicos marcando, assim, o seu início oficial.




A Chama Olímpica fica acesa durante todo o período dos Jogos e apaga-se no último dia, durante a Cerimónia de Encerramento.


Desafio: Qual a origem da designação "Jogos Olímpicos"? Responde no espaço dos comentários e ganha 20 pontos.

5 comentários:

  1. olímpia ,
    Inês Palmeira 6º5ª nº12

    ResponderEliminar
  2. tem essa designaçao porque antigamente esses jogos eram feitos na grecia no monte olimpo "olimpicos" dai essa designaçao

    ResponderEliminar
  3. A origem destes Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas. Um dos mitos mais populares identifica Héracles e Zeus, seu pai como os progenitores dos Jogos. Segundo a lenda, era Héracles que primeiro chamou os Jogos "Olímpicos" e estabeleceu o costume de explorá-los a cada quatro anos. A lenda persiste que, após Héracles ter completado seus doze trabalhos, ele construiu o estádio Olímpico como uma honra a Zeus. Após sua conclusão, ele andou em linha reta 200 passos e chamou essa distância de estádio (em grego: στάδιον, latim: stadium, "palco"), que mais tarde tornou-se uma unidade de distância.
    Verónika 8º4ª

    ResponderEliminar
  4. porque os primeiros jogos olímpicos foram realizados em Olímpia, na Grécia. E assim ficou "Jogos Olímpicos".

    ResponderEliminar
  5. A palavra “olímpico”, chegou quase dois mil anos depois. Em 776 a.C., quando os nomes dos vencedores começaram a ser registrados, Ifitos, o rei de Ilia, fez uma aliança com Licurgo, monarca de Esparta, e Clístenes, rei da Pissa. O acordo foi selado no templo de Hera, no santuário de Olímpia, dai apareceu o nome Olimpíadas.
    Anastasiya Y.
    5º5ª

    ResponderEliminar