quinta-feira, 10 de maio de 2012

A chama olímpica já está acesa!



Fonte: COP


A chama olímpica, um dos símbolos mais emblemáticos dos Jogos Olímpicos, foi hoje acesa em Olímpia, Grécia, local onde se realizaram os primeiros Jogos da Antiguidade. 


A chama atravessará toda a Grécia para se dirigir depois ao Reino Unido e aí iniciar um percurso de dez semanas rumo a Londres, onde chegará uma semana antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. 


A pé, de bicicleta, comboio, elétrico ou de barco, ao todo, oito mil pessoas, entre as quais alguns portugueses, irão transportar a chama olímpica por mais de mil cidades, vilas e aldeias, num itinerário aproximado de 12.875 quilómetros. 
Representando a paz, a união e a amizade, a chama olímpica anuncia a emoção ímpar dos Jogos Olímpicos e aqueles que a transportam, escolhidos pelas suas histórias de vida, vão por certo inspirar milhões de pessoas em todo o mundo.

A cerimonia do acender da tocha evoca a lenda de Prometeu, que roubou o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Mas vão longe esses tempos... a chama de 2012 foi acesa através da ação da luz solar, tendo sido entregue ao primeiro campeão olímpico grego de natação.
Para saber mais sobre o percurso da Tocha Olímpica vai AQUI .


DESAFIO: Descobre uma das personalidades portuguesas que vai transportar a chama olímpica e ganha 10 pontos.


2 comentários: